Notícias



TRF3 RECONHECE TEMPO ESPECIAL E CONCEDE APOSENTADORIA A TRABALHADOR QUE ATUOU EM DISTRIBUIDORA DE GÁS


Autor esteve exposto de forma habitual e permanente a agentes inflamáveis



O desembargador federal Sérgio Nascimento, da Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), manteve sentença que reconheceu como especial tempo em que um segurado trabalhou em distribuidora de gás e determinou a concessão da aposentadoria. 



Para o magistrado, ficou comprovado que nos períodos de 16/4/1985 a 24/6/1989 e de 19/8/1996 a 12/10/2016, o autor exerceu suas atividades nas funções de assistente administrativo, comercial e gerente de filial, exposto a explosivos, com risco à sua integridade física. 



“Saliento que a periculosidade decorrente da exposição habitual e permanente a agentes inflamáveis não é passível de neutralização por nenhum equipamento de proteção individual, sobretudo por conta do risco de explosão”, explicou. 



O desembargador federal também destacou que nas atividades com caráter de periculosidade, a caracterização em tempo especial independe da exposição do segurado durante toda a jornada de trabalho, pois a mínima exposição oferece potencial risco de morte ao trabalhador.



Em primeira instância, a 4ª Vara Federal de Campinas havia reconhecido a especialidade dos períodos e determinado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. 



A autarquia recorreu ao TRF3 sob a alegação de que o autor não comprovou exposição a agente nocivos de forma habitual e permanente por meio de laudo técnico contemporâneo. 



Ao negar o pedido, o magistrado citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de que pode ser considerada especial a atividade desenvolvida até 10/12/1997 coma apresentação de informativos da época que descreviam as condições das atividades profissionais (SB-40, DSS-8030) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).



Assim, o desembargador federal manteve integralmente a sentença. O benefício por tempo de contribuição foi concedido a partir de 19/1/2018, data do requerimento administrativo, com correção monetária e juros de mora. 



Apelação Cível 5008640-70.2018.4.03.6105



Assessoria de Comunicação Social do TRF3



fonte: http://web.trf3.jus.br/noticias/Noticias/Noticia/Exibir/408572


TRABALHISTA

Trabalhista

Contratos de trabalho e prestação de serviçõ, assessoria trabalhista, reclamações trabalhistas, defesas administrativas e em juízo, recursos, participação em audiências.

separadorSaiba mais

PREVIDENCIÁRIO

Previdenciário

Aposentadoria por idade, Tempo de contribuição, Pensão por morte, Loas (Amparo ao idoso 65 anos), Acidente do trabalho, Pecúlio, Revisões.
"CONSULTA GRÁTIS"

separadorSaiba mais

Cível, Famíla e Sucessões

Civel

Ações em separações, Divórcios, Pensão alimentícia, Adoções, Guarda de Filhos, Regulamentação de visitas, Investigação de Paternidade, Revisionais, Inventários, etc.

separadorSaiba mais

Contratos

servidores

Possuímos uma equipe com bastante experiência na matéria contratual, através dos quais nossos clientes são orientados para uma maior proteção jurídica no fechamento da transação.

separadorSaiba mais

Mensagem de Advogado

"[...] nós juristas, nós os advogados, não somos os instrumentos mercenários dos interesses das partes. Temos uma alta magistratura, tão elevada quanto aos que vestem as togas, presidindo os tribunais; somos os auxiliares naturais e legais da justiça; e, pela minha parte, sempre que diante de mim se levanta uma consulta, se formula um caso jurídico, eu o encaro sempre como se fosse um magistrado a quem se propusesse resolver o direito litigiado entre partes. Por isso, não corro da responsabilidade senão quando a minha consciência a repele".

Notícias


TRF3 RECONHECE TEMPO ESPECIAL E CONCEDE APOSENTADORIA A TRABALHADOR QUE ATUOU EM DISTRIBUIDORA DE GÁS

Autor esteve exposto de forma habitual e permanente a agentes inflamáveisLeia...



Marques & Mondoni ADVOCACIA
Avenida Barão Mauá, 521, 2° andar, sala 20, Centro, Mauá/SP
Cep.: 09310-000, Tel.: (11) 4514-1869 / 4309-5687
email: marquesemondoniadvocacia@gmail.com
Copyright @ 2013 Marques & Mondoni - Todos Direitos Reservados.